quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O segredo de Abdera - The secret of Abdera




A leitura é fácil e imersiva. Andreas, o protagonista tem muito carisma e ao compreender suas motivações, o leitor se sentirá o próprio protagonista.

Temas abordados no livro:

Atividades paranormais;
Mistérios;
História da ciência grega;
Religião;
Aventura;
Ordem mística;
Uma experiência literária intensa e sob medida para o leitor que gosta de uma grande aventura.

O segredo de Abdera é um romance ficção que mostra uma luta hercúlea contra o Vaticano, de um homem e seu neto, ambos de origem grega, na tentativa de publicar um livro cujo conteúdo são revelações sobre a bíblia que podem abalar os alicerces do cristianismo.
Angelos Dorotheus, patriarca da família, depois de receber um livro misterioso e secular, se vê envolvido em perseguições pelo Vaticano, pois este, sabendo do que se trata, não tem interesse na divulgação de tal conteúdo. Por causa destas perseguições a família Dorotheus se vê obrigada a fugir da Grécia para o Brasil. Aqui depois de muitos anos, quando seu neto resolve publicar o livro, o paradeiro da família é descoberto e as perseguições continuam
Tendo Andreas, neto de Angelos, como personagem principal, O segredo de Abdera é uma trama cheia de mistérios, traições, mortes, paixões, perseguições ao mesmo tempo que é entremeada com informações superficiais sobre a história da matemática, sobre a cultura grega, sobre os filósofos gregos, sobre a astronomia grega.
Dos segredos ocultos sobre a origem, autor e conteúdo do livro ao misticismo e a descoberta de uma seita secular de protetores deste segredo, este romance envolverá o leitor emocionalmente desde a primeira até a última página.
439 páginas.

                                      

Você  pode adquirir este livro pelo link:

Kepler, o legislador dos céus - Kepler, the legislature of the sky





        Conheça melhor a vida e a obra de Johannes Kepler, um gênio alemão quase renegado ao esquecimento em sua época. Em meio à pobreza, doenças, guerras religiosas, inquisição católica, a prisão de sua mãe por bruxaria, a perda de vários filhos, Kepler, à sua maneira, conseguiu, depois de uma vida de erros, chegar ao seu objetivo. Numa luta inglória para sobreviver, Kepler revolucionou a astronomia com suas três leis. Na realidade ele descobriu muitas leis, mas três delas se revelariam jóias preciosas, e infelizmente é, praticamente, só por essas leis que seu nome hoje é lembrado. 
     Um legítimo cientista, um racionalista místico que através da razão atingiu o transcendente, e encontrou deus em sua própria obra, um deus geômetra e matemático, como ele acreditava. Apesar do caos e da grande discórdia da sua época, a harmonia perfeita de sua mente permitiu-lhe escrever a sua grande obra, a Harmonia do Mundo. Kepler legitimou a ciência do renascimento, do descobrimento, do novo, da razão.
       Ao contrário do sistema solar aristotélico e ptolomaico, o sistema solar de Copérnico já não colocava a Terra como centro do Universo. A Terra já não era mais fixa nem imóvel, alias, tudo deixou de ser fixo e imóvel. Copérnico não apenas colocou a Terra em movimento fazendo com que o mundo acadêmico começasse a girar em círculos platônicos, mas libertou a imaginação cientifica permitindo que ela desafiasse antigas premissas. O progresso não foi fácil nem imediato, mas depois de Copérnico o mundo passou a ser um livro aberto. É claro que com Galileu e com toda essa liberdade intelectual veio a responsabilidade, a responsabilidade de descrever a Natureza como ela é realmente. E para fazer isso exigiu-se uma nova matemática, a matemática do movimento.
325 páginas

Arquimedes, o mito e sua obra - Archimedes, the myth and your work



É certo dizer que o racionalismo, ou seja, a busca de uma compreensão mais sistemática sobre o funcionamento do Universo como um todo, nasceu em solo grego, e foi esta nova percepção que levou ao abandono alguns dogmas religiosos. Assim, consequentemente, surgiram a filosofia e a ciência. Também foi através dessa ruptura que se verificou que a matemática era a chave para a compreensão do Universo. A partir de então, vários homens se destacaram, mas é certo dizer que, entre todos, quem, certamente, atingiu o mais alto nível foi Arquimedes.
Arquimedes, o maior gênio da antiguidade, deixou um legado científico que se caracteriza como um dos maiores deixado por um único homem. Seus trabalhos abordam assuntos relacionados à engenharia, mecânica, astronomia, matemática, física, entre outros. A grandiosidade de sua obra multifacetada só é percebida quando verificamos o momento e as condições em que Arquimedes viveu. Como inventor, destacou-se ao defender a cidade de Siracusa, enfrentando, com suas próprias armas, o poderoso exército romano.

Neste livro, o leitor encontrará textos sobre a vida do cientista grego, assim como boa parte de sua obra. 
263 páginas

A Matemática na Arte e na Vida - The mathematics in the arts and the life




Do mais simples átomo às mais complexas Galáxias, tudo que existe na Natureza possui certo comportamento e obedece determinadas leis e padrões. Estas leis e padrões só podem ser percebidos e comprovados através da Matemática. Pitágoras achava que os números naturais existem na Natureza e não na mente do homem, por esse motivo seriam eternos e imutáveis.
As incríveis demonstrações de organização da Natureza mostram que são grandes as possibilidades de, por trás dessa ordem, existirem números com linguagem universal e atemporal, eterna e imutável. A Ciência dos Números está presente tanto no Caracol como no Girassol, tanto na bolsa de valores como numa imagem médica, tanto numa célula vegetal como numa grande Galáxia, tanto numa bactéria ou num vírus como no corpo humano. E é ela que nos permite a leitura da Natureza.
Entre outros, encontramos com facilidade na Natureza o chamado número de ouro conhecido pela grega phi. Irracional, misterioso e enigmático surge numa infinidade de elementos na forma de uma razão. Seu valor aproximado é 1,6180 e por muitos é visto como uma oferta de deus ao homem. Sua presença está muito além da coincidência, ele é encontrado nos seres vivos, sejam humanos, animais ou vegetais, no mundo microscópico e macroscópico, nos  minerais, nas Galáxias, nas ondas do mar, nos furacões, etc..
Foi buscando e procurando entender a beleza e a harmonia do mundo natural que o homem descobriu esse número. Depois ele passou a ser usado com maestria por vários arquitetos, pintores e escultores no decorrer da história.
       Neste trabalho o leitor terá oportunidade de acompanhar a fascinante trajetória dessa busca e do entendimento da beleza natural.
265 páginas.






Compre este livro pelo site:

Matemática, uma breve história - Volume I - Mathematics, a brief history




      Ao falar em Matemática podemos desencadear as mais diversas reações, desde horror e arrepios até entusiasmo e fascínio. Esta obra, contudo, foge dos padrões da grande maioria dos livros que abordam este assunto, que foram e continuam sendo para tantos, motivo de repulsa tornando este estudo uma batalha inglória. O autor conseguiu de forma clara e atraente a ponto de tornar agradável e compreensível grande parte dos conceitos matemáticos atuais. Partindo das descobertas mais primitivas do conhecimento humano relacionado aos números, o autor mostra não só a evolução do homem nesta área, como também a evolução dos conceitos matemáticos, até o fim do período medieval. Descubra a maravilhosa e harmoniosa estrutura que existe na Natureza lendo e estudando uma das mais belas realizações do espírito humano. Ao ler este trabalho, descobrimos de forma agradável que a Matemática é a chave para todo e qualquer desenvolvimento cientifico, através dele vamos conhecer um pouco dos homens que, no transcorrer dos séculos erigiram esse edifício. Mostrar como um determinado conceito foi criado e aquilatá-lo para a forma atual, é o principal objetivo desta obra.

Matemática, uma breve história - Volume II - Mathematics, a brief history



     A peste negra, que em meados do século XIV, eliminou um terço da população da Europa; a interminável guerra dos cem anos, entre Inglaterra e França; as lutas religiosas; as doenças; a inquisição, pessoas queimadas nas fogueiras, foram os fatos, entre outros, comuns ao homem do período medieval. Parecia que a ira de Deus caíra sobre o mundo. Já por volta do século XVI, a Europa passou a viver um clima de expectativas em todas as áreas do pensamento humano. O legado científico deixado pelos gregos começava a fazer parte do dia-a-dia dos europeus. Em contrapartida também se faziam presentes os problemas que tanto desafiaram as melhores mentes do mundo da Antigüidade, e as resoluções desses problemas iriam exigir dos homens a criação de novos métodos, novas teorias e para tanto era fundamental uma nova visão científica, ou melhor, uma revolução científica. Era o início do renascimento.
     O homem desse período parece ter adquirido um novo significado existencial, através de uma ruptura total com o passado. Ao utilizar ferramentas como a matemática, foi capaz de compreender os segredos da natureza e atingir novos níveis de complexa beleza na arquitetura, na música, na pintura, e demais artes. Também através de dessa nova visão, descobriu novos continentes e ampliou seus conceitos sobre o mundo em que vivia. Na astronomia, o geocentrismo deu lugar ao heliocentrismo e os movimentos planetários passaram a ser entendidos.
      Contudo, apesar de todas essas mudanças, ainda restou a Inquisição e a luta interminável entre ciência e religião. E é justamente nesse clima de desafios e muita ansiedade que o autor inicia este segundo volume, abordando os principais aspectos da história da matemática a partir do início do Renascimento.
483 páginas.



Compre este livro pelo site:
       

Matemática, uma breve história - Volume III - Mathematics, a brief history



           Desde os primórdios o homem procurou explicações sobre os mecanismos da natureza, como tudo começou? Como tudo funciona? A história mostra que não há cultura que tenha fugido desta busca, e as respostas nem sempre foram fáceis, mas apesar de todas as dificuldades foi no domínio da matemática que muitas dessas respostas apareceram. Tendo a matemática como principal ferramenta o homem evoluiu, e a aventura da mente o fez compreender parte dos segredos da natureza. A história do pensamento humano naquilo que diz respeito à matemática, desde os primórdios até o fim do período medieval, é o conteúdo do primeiro volume. A continuação, de forma cronológica, dos principais acontecimentos da história da matemática desde o início do renascimento até por volta do século XVIII, é o conteúdo do segundo volume. Já este terceiro volume, aborda de forma teórica atual tudo o que foi visto nos dois primeiros volumes.